Uma geração de pessoas totalmente conectadas com as mídias digitais e com um espírito muito coletivo, os millennials, nascidos entre 1980 e 1995, também apresentam modos de consumir e trabalhar muito distintos dos até então vistos em nossa história. Eles são ansiosos e se frustram facilmente, possuem muita confiança e gostam de se autogerirem e de conhecer muito bem aquilo que consomem. Uma pesquisa realizada pela Goldman Sachs e divulgada pela Tetra Pak mostra que a geração Y (como também são chamados os millennials) é muito curiosa e sempre procura novos produtos e serviços. Isso faz com que o consumo entre essas pessoas seja bastante alto, mas também permeado por informações e conhecimento sobre aquilo que se compra. Cerca de US$ 600 bilhões são gastos por ano por essa faixa etária. Os millennials foram criados já dentro do universo da internet e sempre buscam identidade com as marcas que consomem, ao mesmo tempo em que querem se sentir únicos e especiais. Na pesquisa, 65% dos entrevistados da geração Y se mostraram muito disponíveis a testar qualquer item que apresentasse algum tipo de novidade e inovação. Esses itens variavam desde espetáculos como óperas, até vivências como escaladas. Nas outras gerações esse percentual caia para 39%.
Entrevistados apresentam consciência ambiental
Uma vida de confortos, mas sem abrir mão da qualidade, é o que a maioria deles procura, 51% evita fast food e 63% busca alimentos e bebidas saudáveis. Eles também não abrem mão de produtos de fácil acesso e que poupe tempo de preparo. Por conta da alta troca de informações nas redes, esse grupo possui maior consciência ambiental e 53% dos millennials afirmam que gostariam de ser mais sustentáveis e vinculam sua forma de consumir a esse ideal. Além de informações, as redes também são o ambiente de compra e trocas entre essa geração. Mais de 84% dos Millennials possuem smartphone e utilizam as redes sociais para se conectarem com as marcas dos produtos que consomem e todos eles possuem grande facilidade em efetuar negócios e comprar produtos, mesmo em locais distantes, e apontam como muito importante para uma marca a conexão com o cliente por meio de todas as tecnologias disponíveis. Para aqueles que querem atingir esse grande público consumidor, a pesquisa demonstra a importância de se aliar filosofias com compromissos sociais e ambientais ao modo de consumo de seus produtos. Essa identificação atrai a geração Y e contribui para um consumo mais consciente.