O programa “Claro Recicla” de coleta de celulares, baterias e acessórios tem como objetivo contribuir para a conscientização da população sobre a importância de dar um destino ambientalmente correto para os celulares, baterias recarregáveis e chips fora de uso.
Devido à iniciativa, o Instituto Embratel Claro recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.
Além disso, a ação visa atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga os comerciantes de eletroeletrônicos a garantir a logística reversa e reciclagem do material do produto vendido à população.
O controle dos itens coletados nos cerca de 2000 pontos de descarte do programa é realizado por meio de relatórios e acompanhamento on-line. A empresa monitora todo o fluxo de reciclagem dos aparelhos coletados em cada um dos pontos de coleta instalados nas lojas próprias e agentes autorizados de todo o Brasil.
O instituto realiza ações de incentivo ao descarte consciente do celular e produz materiais educativos que trazem informações sobre como cada pessoa pode fazer a sua parte, como a cartilha e o vídeo sobre o lixo eletrônico, disponibilizados nos pontos de venda da empresa.
Para o consumidor, é simples ter uma atitude cidadã: o cliente de qualquer operadora de celular pode depositar o material obsoleto de qualquer fabricante nas urnas coletoras disponíveis nas lojas e agentes autorizados da empresa.
Empresa: Instituto Embratel Claro
Case: “Claro Recicla”
Responsável: Luiz Bressan Filho
Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.