theguardian.com A Solaroad pode produzir energia suficiente para alimentar casas de três famílias durante o ano.

Parte importante para a mudança de comportamento do homem em relação ao meio ambiente, a substituição da matriz energética mundial para processos ecologicamente corretos é essencial. Neste contexto, a energia solar se apresenta como uma das alternativas mais viáveis, com processo limpo, fácil instalação e versatilidade.

Aproveitando o potencial deste tipo de geração de energia, a cidade de Krommenie, localizada a 25 km de Amsterdam, na Holanda, resolveu revolucionar. Um bloco inteligente que substitui o asfalto foi colocado ao longo de 70 metros de uma ciclovia, capaz de gerar energia limpa a partir da captação de raios solares.

Batizado do SolaRoad, o projeto ainda é um protótipo, porém, pode produzir energia suficiente para alimentar casas de três famílias durante o ano. O bloco é um tipo especial de concreto coberto por uma camada de um vidro muito resistente e células fotovoltaicas, responsáveis pela transformação dos raios do sol em eletricidade.

A ideia aumenta a extensão do uso de placas destinadas a energia solar e ao mesmo tempo não causa nenhum impacto na paisagem e, muito menos, no meio ambiente. Capaz de produzir 50 quilowatts-hora por metro quadrado, o SolaRoad ainda é 30% menos eficiente que as placas solares colocadas nos telhados das casas, por conta da inclinação.

Responsável pelo projeto, a TNO, uma organização independente de inovação, pretende aumentar a extensão dos blocos para 300 metros até 2016. A iniciativa tem o custo de 3 milhões de euros.

SolaRoad, de weg die zonlicht omzet in elektriciteit. from Mattheus Bleijenberg on Vimeo.

 

Fonte: treehugger.com
Fonte: treehugger.com
Fonte: digitaltrends.com

 

Fonte: treehugger.com
Fonte: npr.org