Olha o carnaval 2014 aí, minha gente! Durante a época de festividades em ritmo de samba que, na cidade de São Paulo, ocorrerá entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, a folia não tem hora para acabar e cometer excessos é até muito comum. Entretanto, apesar das celebrações características da data, ainda é preciso manter os cuidados com a preservação do meio ambiente. Pensando assim, a escola de samba Império de Casa Verde levará o enredo “Sustentabilidade, construindo um novo mundo” para o desfile no sambódromo do Anhembi.
Desenvolvedor de uma trilha sonora de mensagem ecologicamente correta, o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Império de Casa Verde, fundado em 1994, não se contentou apenas com a produção da música. Por isso, campanhas de arrecadação de material reciclável foram realizadas para compor as cinco alegorias que serão exibidas neste carnaval, além de ter usado tinturas não poluentes para a pintura de sua quadra, no bairro do Limão.
“Há um clamor mundial para a salvação da nossa existência”, afirma o carnavalesco Alexandre Louzada. Segundo ele, a entidade representará os quatro elementos da natureza em suas produções, abordando o uso da terra, o fogo que devasta as florestas, a poluição responsável pela baixa qualidade do ar e a contaminação da água. “Neste ano, o mestre sala e a porta-bandeira irão mostrar a degradação dos nossos mananciais”, confirma Leonardo Catta Preta.
Com mais de 3 mil componentes, a Império de Casa Verde também pretende mostrar a beleza da biodiversidade, incluindo os animais e as plantas no desfile. No entanto, conforme Alexandre Louzada, os principais destaques da apresentação serão os alertas sobre o consumo de energia e o desperdício de água, com integrantes evidenciando a quantidade de recursos hídricos que se gasta em apenas um banho.
Portanto, mesmo que não se sagre campeã do carnaval 2014, nos quesitos sustentabilidade e responsabilidade social, a escola recebe a nota dez.
Curtiu a ideia? Confira o samba-enredo e se divirta bastante neste Carnaval:
“A Casa Verde estremece de tanta emoção
lá vem o tigre guerreiro do meu coração
eu sou Império, sou a voz de uma nação
o meu cantar vai ecoar
Ouça o grito de alerta
em poesia a caçula manifesta
sustentabilidade, a hora é essa!
a explosão na imensidão
nos elementos o poder da criação
gira o tempo, não para
marcas da revolução, o homem colhe a degradação
quero lavar minha alma
na fonte que rio deságua, água limpa pra viver
Vem cá! Plantar a semente do amor
e preservar a nossa terra
abençoada pelo Criador
Do jeito que a coisa vai
ninguém aguenta mais
a natureza chora sufocada
vamos dar um fim, adeus poluição
quero ar puro para o meu pulmão
vai brilhar o sol que aquece o coração
a energia da nossa emoção
É o fogo da paixão
o samba é meu manto maior
de azul e branco, eu vou
construindo um mundo melhor!”