Estabelecer um vínculo entre as práticas sustentáveis do cotidiano e a teoria sobre a preservação do meio ambiente é uma tarefa importante para a sociedade. Tudo isso pode ser possível com a ajuda dos cidadãos, de setores públicos e privados envolvidos em iniciativas que promovem a conscientização ambiental. Por isso, a Danone criou uma campanha de marketing voltada diretamente para as crianças, no intuito de sensibilizá-las sobre o tema.
Coordenado por Adriana Matarazzo, diretora de Sustentabilidade da empresa, o projeto prevê o desenvolvimento de três temas: “Mundo do Gelo”, “Conhecimento da Biodiversidade Brasileira” e “Reflorestamento”. Na temática elaborada sobre desmatamento e reflorestamento, em 2010, as crianças de escolas convidadas do programa aprendiam sobre o assunto através de jogos educativos online.
Em 2011, as informações sobre a biodiversidade brasileira foram expostas nas escolas através de brincadeiras, cartilhas e cartazes que mostravam a importância da preservação da natureza. Já em 2012, a campanha do “Mundo do Gelo” sensibilizou as crianças, de 5 a 11 anos, sobre a ameaça de extinção que sofrem os animais marinhos na Antártica, por meio de livros publicados pelas irmãs Klink, filhas do navegador brasileiro Amir Klink.
Tal iniciativa rendeu a empresa o destaque entre as principais empresas com responsabilidade socioambiental elencadas pelo Prêmio Benchmarking Brasil 2013, vinculado ao Instituto Mais.
Empresa: Danone
Ação: “Construindo um case de sensibilização ambiental por meio de uma campanha de marketing”
Responsável: Adriana Matarazzo