Com os produtos verdes cada vez mais em alta, é comum encontramos sapatos feitos a partir de pneus ou tecidos de borra de café. E foi assim, entre uma criação e outra, que uma marca holandesa decidiu criar um produto totalmente sustentável.
Biodegradável e impermeável, a Tree Bag, desenvolvida pela marca Rewrap, é feita com 100% de fibra de coco do lado de fora e 100% de borracha natural no interior. Incrível, não?
A empresa, criada em 2010, é comprometida em produzir acessórios de acordo com o princípio de design do cradle to cradle. Além das bolsas, também desenvolve capas para tablets e smartphones.
Como é feita a bolsa
Para dar mais resistência ao material e torná-lo usual, a fibra de casca de coco é pressionada com resina natural. Já a borracha é seca ao sol, o que, ao contrário da versão vulcanizada utilizada normalmente na fabricação, faz com que ela permaneça biodegradável.
A inovação não para por aí. A alça e o fecho da bolsa reciclável são feitos de madeira de nogueira cultivada de maneira sustentável e, é claro, com certificação FSC. Dessa forma, a marca garante a sustentabilidade em todo o projeto, já que nenhuma árvore é cortada para a fabricação da bolsa.
Para finalizar e dar um aspecto mais bonito ao produto, ele é revestido com cera de abelha e costurado com linha de polpa de madeira. Dessa forma, menos água no cultivo e na produção é utilizada.
A produção é realizada em uma pequena oficina em Amsterdam que emprega portadores de deficiência. Ou seja, a marca ainda garante o desenvolvimento da comunidade local e a integração social.
Bolsa sustentável não vai para o lixo
Ao final de sua vida útil, a bolsa pode ser compostada, virando adubo e reiniciando o ciclo natural, em vez de ser descartada e virar lixo como as comuns. Outro ponto de destaque é que as emissões de dióxido de carbono e a energia consumida no transporte e na fabricação são compensadas apoiando um projeto na Tailândia.
O produto pode ser adquirido por 190 euros e o frete é gratuito para o mundo todo. Apesar do preço alto, a empresa acredita que quanto maior o número de adeptos, maior será a adesão por outras pessoas.