Tendo em vista as mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos anos, é possível afirmar que o Brasil utiliza mal os mecanismos desenvolvidos para aproximar a sociedade da sustentabilidade. Não há investimentos em pontos fundamentais para a mudança de cultura, principalmente na educação, existe um abismo entre a necessidade dos país e o praticado pelos principais setores da sociedade.
As crianças e jovens estão sedentas por informações, desde que essas estejam em um formato agradável à realidade atual. A utilização de mídias sociais, jogos e aplicativos deveria ser o “braço” para alcançar este público que mudou tanto nas últimas décadas e assim atingir o engajamento ambiental que tanto necessitamos. É primordial uma sociedade envolvida com os problemas ambientais tão alarmantes e recorrentes no Brasil, inexiste espaço no contexto atual para lixo nas ruas, rios poluídos, descaso com o descarte de resíduos e outras mazelas que sabemos existir.
O ideal é que as mudanças ocorram inicialmente em um nível local, ou seja, evolver a população com seu quintal, sua rua, seu bairro, sua cidade e consequentemente melhorar os resultados do país. A tecnologia pode e deve ajudar nisso: vemos hoje diversas ferramentas voltadas a itens como futebol, compras, clubes de colecionares, e por que não utilizar essa inteligência para o meio ambiente?
É necessário elevar o nível de importância da questão ambiental e também dos investimentos públicos e privados, permitindo que as novas gerações realizem as ações necessárias para difundir e gerar conhecimento voltados ao tema. Temos espaço para projetos e também material humano capacitado, ou seja, temos uma “ponta solta” e precisamos amarrá-la urgentemente.
Há muitos aplicativos desenvolvidos voltados aos temas meio ambiente e sustentabilidade, por sinal, alguns são muito interessantes, veja abaixo bons exemplos que poderiam facilmente ser utilizados de forma mais ampla para melhorar a qualidade de vida:
Nome: Project Noah
Locais em que funciona: todos os locais
Principal função: incentivar a preservação da fauna e da flora, também promove a influência mútua dos usuários, por meio de atividades lúdicas e compartilhamentos de ações sustentáveis, com informações de plantas e animais nativos do local visitado
Preço: Gratuito
Nome: Manual de etiqueta sustentável
Locais em que funciona: todos os locais
Principal função: disponibiliza diversas dicas de consumo, cidadania e energia, o usuário escolhe o que seguir e o aplicativo demonstra uma árvore que evolui conforme o uso e escolhas.
Preço: Gratuito
Nome: Pollution
Locais em que funciona: 1300 cidades atendidas
Principal função: mede o nível de poluição atmosférica do local onde se está, funciona como um indicador de níveis elevados de poluentes que podem prejudicar a vida da população.
Preço: Gratuito
Nome: Recicle RJ
Locais em que funciona: Rio de Janeiro
Principal função: Utiliza o GPS do smartphone para mostrar um mapa com os locais de coleta seletiva mais próximos da região em que está.
Preço: Gratuito
Nome: Saí desse banho
Locais em que funciona: todos os locais
Principal função: avisa quando é hora de terminar o banho, com o intuito de economizar água, passado o período programado começa a tocar uma música irritante.
Preço: Gratuito
Nome: Bike
Locais em que funciona: Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo
Principal função: O App mostra um mapa com as estações de bicicletas próximas ao solicitante, que dirigindo-se até uma delas utiliza o próprio smartphone para liberar uma bike para utilização.
Preço: a adesão R$ 10,00 e o uso da bike por até 30 minutos gratuito, após R$ 5,00 a cada 30 minutos
Ideias como a destes aplicativos podem revolucionar, mudar a percepção das pessoas em temas delicados, é extremamente necessário o incentivo do governo, das empresas e da população, só assim o engajamento tão esperado será alcançado, fazendo com o que o Brasil evolua.