Desde 2009, a prefeitura de Indaiatuba, no interior de São Paulo, tem investido no desenvolvimento de ações sustentáveis e incentivo de práticas de baixo impacto ambiental, visando impulsionar a preservação da atmosfera terrestre. Sabendo que grandes volumes de lixo eram destinados ao aterro sanitário, a administração da cidade implantou um programa de coleta seletiva.
Assim sendo, por intermédio da Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, Indaiatuba passou a separar os procedimentos de recolhimento de seus resíduos orgânicos em relação aos produtos com potencial para reutilização. Segundo os idealizadores do projeto, em média, cerca de 115 toneladas de material reciclável são coletadas mensalmente.
Através da instalação de ecopontos espalhados pela cidade, também estão sendo recolhidas aproximadamente quatro toneladas de componentes eletroeletrônicos, 1,5 tonelada de pilhas e 0,5 tonelada de isopor. Tais medidas compõem a ação “Coleta seletiva municipal”, iniciativa que rendeu a Indaiatuba a condição de vencedora do 3º Prêmio Fecomercio Sustentabilidade, na categoria de Órgão Público.
3° Prêmio FECOMERCIO Sustentabilidade
Ano: 2013
Empresa: Prefeitura Municipal de Indaiatuba
Ação: Coleta seletiva municipal