Em 28 de março, foi apresentado um modelo de ônibus elétrico no Aterro do Flamengo, para circular pelas ruas da capital fluminense, fazendo a linha 249, trajeto Água Santa-Carioca. Contando com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática, o E-bus, em fase de testes, realiza cinco viagens diariamente, sendo três delas no período da manhã e outras duas à tarde, desde o dia 31 do mês passado.
Assim como em Copenhague, na Dinamarca, o automóvel ecologicamente correto possui a tecnologia desenvolvida pela companhia chinesa BYD, um sistema também integrado ao transporte lançado em Salvador, na Bahia, em dezembro de 2013. Disponibilizando equipamentos de alto padrão a serviço da população carioca, o ônibus, totalmente elétrico, tem recarga completa em apenas cinco horas e autonomia para percorrer 205 km.
Com capacidade para transportar 79 passageiros, com 29 usuários sentados e 50 em pé, a condução reserva espaços para pessoas portadoras de deficiências físicas, além de piso baixo, o que facilita o acesso. Em sua composição, o veículo tem motores elétricos embutidos nas rodas traseiras e um mecanismo que permite a recuperação de energia a cada frenagem.
No Rio de Janeiro, carros híbridos foram testados, mas o prefeito Eduardo Paes optou pela implantação de veículos 100% elétricos, ou seja, ônibus sustentáveis e que não emitem poluição. Seguindo o exemplo de São Paulo, antes de ser inserido de fato ao transporte público o E-bus deve circular pela cidade carioca em fase experimental por 30 dias, isto é, um prazo que deve ser encerrado nas próximas semanas.