O hábito de classificar e separar materiais para reciclagem faz parte do cotidiano de 50% dos brasileiros. Essa é apenas uma das informações da Pesquisa de Meio Ambiente 2013, feita em escala global, desenvolvida pela Tetra Pak em parceria com Firefly Millward Brown, agência especializada em análise de marketing e mídia, assegurando que o consumidor está cada vez mais consciente e ativo em ações que promovem o bem-estar ambiental e a economia de recursos naturais.
Após entrevistar 7 mil compradores com idade acima de 18 anos e 230 empresas da indústria de alimentos, ONGs, governos e jornalistas espalhados por 13 países (EUA, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, África do Sul, Turquia, Índia, Rússia, China e Japão), o relatório chegou a conclusão de que 75% dos fregueses têm o hábito de adquirir produtos ecologicamente corretos e 61% evitam alguns itens ou fabricantes associados a impactos ambientais.
De modo geral, enquanto 8% das pessoas não pretendem colaborar com qualquer tipo de reciclagem, 86% das pessoas procuram inserir em seu cotidiano medidas que auxiliem a coleta seletiva. No Brasil, 16% da população considera aspectos relacionados à natureza quando vão às compras, isto é, 4% a mais de adesão em comparação com os Estados Unidos.
Cinquenta e nove por cento dos países em desenvolvimento, membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e Turquia, se preocupam em preservar o planeta pensando no legado que deixarão para as próximas gerações. Os números são promissores, pois, apenas 49% das nações desenvolvidas (Alemanha, EUA, França, Japão e Reino Unido) têm este tipo cuidado.
Enquanto 72% das empresas alimentícias e geradores de opinião veem a redução de custos de produtos sustentáveis como principal barreira para mitigar danos ao meio ambiente e 46% população enxergam os altos preços dos “artigos verdes” como empecilho, 68% dos brasileiros estão dispostos desembolsar entre 5% e 20% a mais na compra de itens com invólucros feitos a partir de material reutilizado.
De acordo com a pesquisa da Tetra Pak, 37% dos entrevistados buscam selos que indicam mercadorias saudáveis aos elementos naturais, tendo 54% confiança nas informações estampadas ali. Para facilitar a compreensão, industriais e profissionais de comunicação utilizam termos como “reciclável” e “reutilizável”, pois, 74% dos questionados entendem o conceito de “materiais recicláveis”. Ótima notícia para o Brasil, que conta 39% de seus cidadãos engajados em adquirir objetos com embalagens menos nocivas à natureza.