Com a crescente necessidade de preservar o meio ambiente e adotar hábitos de consumo mais conscientes, o mercado da moda sustentável vem ganhando força total no Brasil. O principal objetivo das marcas é utilizar métodos sustentáveis em suas confecções, de modo a colaborar com a preservação do planeta.
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, que trabalha pela conscientização da sociedade para o consumo consciente, a moda sustentável é voltada para apenas 5% da população brasileira — sendo que apenas 10 milhões de pessoas se preocupam realmente em realizar um consumo menos nocivo ao meio ambiente.
Visando entrar nesse mundo sustentável, a empresária Cristina Chiarastella fundou o projeto Estilistas Brasileiros, com o objetivo de reunir pequenos empreendedores trabalham de maneira a aliar moda, sustentabilidade e responsabilidade social.
Criada em 2014, este projeto consiste em uma plataforma que une novas marcas e estilistas independentes, de maneira a incentivar o trabalho de todos e divulgar cada um dentro do cenário da moda brasileira. Os usuários do Estilistas Brasileiros têm acesso a diversos materiais relacionados ao consumo sustentável, conectando a moda à natureza de forma única e especial.
Moda sustentável
Esta nova vertente da moda está crescendo significativamente no País e ganhando diversos adeptos. Empresas que se importam com os impactos causados por seus processos produtivos e que tentam encontrar soluções ecológicas estão cada vez mais em alta no mercado.
Assim como ocorre com as marcas tradicionais, a moda criada por esse novo estilo é baseada nas tendências do mercado, mas sempre respeitando um conceito de sustentabilidade que utiliza itens reciclados, tintas à base de água, tecidos de fibras naturais, entre outros materiais que contribuem para a preservação do meio ambiente.
Embora este conceito ainda esteja chegando aos poucos no País e a tarefa de mudar a forma como os brasileiros consomem a moda seja bastante complicada, a iniciativa da Estilistas Brasileiros vem para mostrar que a população pode ser mudar os seus hábitos e colaborar para um mundo melhor.