Considerado um dos portos mais importantes do país, o Complexo Industrial Portuário de SUAPE, em Pernambuco, é um dos polos mais importantes de desenvolvimento no nordeste brasileiro. Sua localização estratégica em relação às principais rotas marítimas de navegação o mantém conectado a mais de 160 portos em todos os continentes, com linhas diretas da Europa, América do Norte e África.
Porém, não é só no fator econômico que o complexo vem fazendo a diferença para a região. O empreendimento vem investindo no projeto “Pedagogia Ambiental”, que oferece cursos e oficinas relacionados ao desenvolvimento da educação ambiental com enfoque nas questões socioambientais e conservação ambiental, gratuitamente.
Devido à iniciativa, o complexo recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.
A ideia é introduzir a educação na empresa como processo capaz de contribuir com a formação de consciência ambiental e minimização dos impactos do próprio porto na região em que está instalado. Mas o projeto não é só destinado para os funcionários do empreendimento, qualquer pessoa maior de 16 anos, com o segundo grau completo pode se inscrever sem custos.
O programa é constituído por cursos livres de educação ambiental, cursos de pedagogia ambiental, oficinas metodologias de desenvolvimento da educação ambiental e oficinas de restauração florestal.
Os cursos e oficinas são gratuitos e propiciam ensino de qualidade, certificação, material didático (apostila, mídias e outros), camisa, alimentação (almoço e lanche) e transporte com saída do centro do Cabo e do centro de Ipojuca.
Empresa: Complexo Industrial Portuário de SUAPE
Case: Programa Pedagogia Ambiental
Responsável: José Roberto Carvalho Zaponi
Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.