O projeto batizado de Urban Algae Canopy é fruto do trabalho do ecoLogicStudio. Por meio de microalgas e sistemas de cultivo digital, o sistema consegue produzir grande quantidade de oxigênio, o equivalente a quatro hectares de floresta. Ele controla ainda o fluxo de energia, água e CO2, com base nos padrões climáticos, movimento no entorno e outras variáveis ambientais.
O projeto é considerado de alta tecnologia e mistura arquitetura e biologia. Seu formato final será apresentado na Explo Milano 2015. Todo o processo de pesquisa até a criação do modelo ideal levou seis anos. Pesquisadores afirmam que esse sistema é inédito no mundo.
A tecnologia conta com um sistema de revestimento personalizado, com três camadas que melhoram as propriedades das microalgas. Além disso, foi aplicado um tipo de soldagem específico para possibilitar o controle do comportamento da água que flui através da estrutura e alimenta os organismos vivos.
O brilho do sol estimula as algas presentes no sistema e faz com que elas realizem a fotossíntese e cresçam. Com as algas grandes, a transparência do dossel diminui e o ambiente interno ganha mais sombra. Os visitantes conseguem controlar esse comportamento das algas em tempo real conforme jogam luminosidade sobre elas.
Além de amigo do meio ambiente, o projeto se destaca pela engenhosidade e principalmente pela beleza que as algas proporcionam. Controlar luminosidade e até mesmo temperatura e ainda conseguir um ambiente sofisticado será possível com essa tecnologia no mercado.