De acordo com um relatório do Banco Mundial são produzidos anualmente 1,3 bilhões de toneladas de resíduos sólidos no mundo, sendo que apenas 30% são destinados corretamente. Desta forma, diversos problemas ambientais são causados devido ao descarte incorreto dos resíduos, assim como: poluição, contaminação do solo e dos lençóis freáticos, alagamentos e inundações, proliferação de endemias, entre outros.
Para mudar esse cenário, a Suécia inaugurou o primeiro shopping 100% dedicado a produtos reciclados. Batizado de ReTuna Recycling Galleria, o local vai vender desde roupas até móveis e materiais de construção.
Localizado na cidade de Eskilstuna, o shopping possui um conceito único: recebe itens doados pela população local, podendo estar em bom estado ou que ainda têm a chance de serem restaurados. Uma empresa separa todos os materiais recebido e faz uma triagem do que pode ir para a loja. No site oficial, Anna Bergström, gerente do shopping, explica: “Nossa ideia é fazer com que o cliente venha aqui e deixe, por exemplo, alguns móveis e roupas que esteja enjoado ou não tenha mais nenhum uso.”
Novas formas de consumo
O ReTuna Galleria conta com 15 lojas e um restaurante de comida orgânica. O objetivo do shopping é experimentar uma nova forma de fazer compras, proporcionando menor preço aos consumidores, sem prejudicar o meio ambiente. “A sustentabilidade não é somente sobre guardar e consumir menos, mas fazer mais com os recursos que já temos” é o conceito divulgado pelo site oficial.
Essa nova experiência já está dando resultados. Segunda Anna, os clientes vão até local para doar um móvel ou roupa que não usam mais e acabam encontrando algo útil para sua casa. Ela ainda ressalta: “Quando você sai daqui, deve sentir que fez algo de bom para o meio ambiente.”
O mais curioso é que o empreendimento não pertence a nenhuma empresa, e sim a um grupo de ativistas ambientais da comunidade que buscam e lutam por um futuro melhor e com menos resíduos. A população está adorando e aderindo a essa nova ideia sustentável.