Sustentabilidade nas empresas
Foto: fragmaq

As mudanças e os acontecimentos recentes no cenário mundial, que vão desde desastres ambientais a crises econômicas, elevou a preocupação da sociedade em geral em relação ao futuro do mundo.

Com isso, as grandes corporações precisaram se adequar aos novos hábitos do mundo, e alinhar as suas iniciativas com as expectativas dos cidadãos, consumidores, das autoridades públicas e investidores. É nesse ritmo, sentido e cenário que a responsabilidade social ganha força e desempenha um papel importante para o desenvolvimento sustentável do mundo.

Voltado à vontade de contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo, fazendo cumprir os deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral, o conceito de responsabilidade social é dividido em dois níveis.

O primeiro, considerado interno, tem relação com os trabalhadores e com todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. Já o outro, chamado de nível externo, se refere às consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, sobre os seu público de interesse (stakeholders) e sobre o meio em que estão inseridos.

Toda essa ideia de preocupação com o futuro, com ações que visam a melhoria, o crescimento e o desenvolvimento sustentado cria um laço ente a responsabilidade social e a sustentabilidade.

Ser sustentável é apoiar, conservar e contribuir para o futuro do planeta, com ações e estratégias que visam projetos ecologicamente corretos que asseguram a qualidade, o nível econômico e são socialmente justos, com uma diversificação cultural.

Sustentabilidade Empresarial
Foto: fundaplub

Apesar dos conceitos se diferirem um pouco, os termos são complementares, já que ambos trazem uma nova perspectiva no que diz respeito à postura e aos valores éticos das companhias. Isso permite que o olhar seja levado para além do lucro, com ações que trazem benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando tanto a qualidade de vida dos funcionários, quanto a atuação da empresa e da própria população.

Essas atitudes, quando implementadas, agregam valor à companhia e elevam a imagem da empresa diante da comunidade do entorno, além de atrair mais pessoas para integrar o quadro de funcionários.

Saiba mais sobre sustentabilidade socialwww.pensamentoverde.com.br/atitude/sustentabilidade-social-conheca-o-movimento-help-portrait/