Indispensáveis no dia a dia, as máquinas de lavar roupa utilizam – e desperdiçam – uma grande quantidade de água e de energia elétrica, mesmo que o nível de roupa seja baixo.
Além disso, todo o resultado do processo é jogado pelo ralo. Dessa forma, o lixo se mistura com as águas de cada lavagem e enxágue, sendo enviados para a estação de tratamento de águas residuais.
Para minimizar os impactos no meio ambiente e garantir uma melhor eficiência a esses aparelhos, muitas empresas têm desenvolvido máquinas mais modernas e inteligentes. Ainda assim, é preciso um investimento maior em sistemas sustentáveis, que garantam o não desperdício.
Pensando nisso, uma startup formada por um trio de alunos do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveu uma maneira de reverter a situação, sem a necessidade de reformar e transformar toda a infraestrutura e comportamento das máquinas. O objetivo é aliar o processo de lavagem com a reutilização de água.
Reuso de água e economia no bolso
O AquaFresco conta com uma tecnologia que permite que as máquinas de lavar reutilizem até 95% das suas águas residuais, o que reduziria radicalmente a quantidade de água utilizada em serviços de lavanderia, principalmente em locais que utilizam esse tipo de serviço em grande escala, como hotéis ou hospitais.
Estima-se que, no caso de um grande hotel, que chega a gastar US$ 10.000 em água e detergente por semana lavando as roupas utilizadas nos quartos, o sistema, que ainda garante a filtragem da água, garantiria a economia de aproximadamente US$ 500 mil por ano.
A tecnologia do AquaFresco rendeu à equipe o terceiro lugar no Prêmio Inovação na Água do MIT. Além disso, um protótipo do sistema está, atualmente, sendo testado em um resort para aperfeiçoamento.
Apesar dos benefícios e da tendência de um mercado cada vez mais sustentável, ainda não há nenhuma previsão de venda ou implantação dessa tecnologia. Por isso, a dica de especialistas para evitar o desperdício é reutilizar a água para lavar o quintal ou regar plantas.
Confira no vídeo (em inglês):