Grandes marcas globais de tênis estão liderando o caminho em direção à sustentabilidade na indústria da moda esportiva. Empenhadas em reduzir seu impacto ambiental, empresas renomadas, como Puma, Adidas e Nike, estão buscando maneiras inovadoras de produzir calçados mais ecológicos, utilizando materiais reciclados e recolhendo plásticos dos oceanos.
A Adidas, por exemplo, está produzindo o Ultraboost, um tênis que contém pelo menos 50% de plástico reciclado coletado em ilhas remotas, praias e comunidades costeiras ao redor do mundo, fornecido pela parceira Parley Ocean Plastic. Desde 2015, quase 50 milhões de pares de tênis foram fabricados, utilizando Parley Ocean Plastic. Recentemente, a empresa lançou a linha adidas Originals x Parley, na qual os modelos Forum e Stan Smith são feitos 100% com o material reciclado.
A Puma também está comprometida com a sustentabilidade e possui a coleção First Mile, que utiliza fios reciclados de garrafas PET retiradas do oceano e de aterros em Taiwan. A empresa trabalha em parceria com a First Mile para gerenciar toda a cadeia de suprimentos. Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19, a Puma utilizou 154 toneladas de plástico First Mile em 2021. Além disso, o tênis Deviate Nitro, da marca, possui 67% de conteúdo reciclado no cabedal em sua versão feminina.
A Nike, por sua vez, está focada no desenvolvimento de sistemas de resíduos circulares. A empresa coleta e reutiliza materiais não utilizados na produção, bem como calçados em fim de vida, transformando-os em novos materiais chamados Nike Grind. Na linha Space Hippie, a Nike utiliza fios 100% reciclados, incluindo garrafas PET, retalhos de camisetas e sobras de carretéis, para criar a parte superior dos tênis. O solado do Space Hippie é feito com uma mistura de espumas tradicionais da Nike e 15% de borracha reciclada Nike Grind.
Essas iniciativas demonstram o compromisso dessas marcas em adotar práticas mais sustentáveis na indústria do calçado. Ao reduzir o uso de plástico virgem, reciclar materiais e investir em tecnologias eco-friendly, elas estão pavimentando o caminho para um futuro com menos impacto ambiental e mais consciente.
A moda consciente está ganhando força e cada vez mais consumidores estão buscando produtos que se alinhem aos seus valores sustentáveis. Ao optar por tênis “sustentáveis”, os consumidores têm a oportunidade de fazer escolhas mais responsáveis e contribuir para um mundo melhor.
Portanto, junte-se a essa tendência sustentável e apoie essas marcas comprometidas com a mudança positiva! Vamos caminhar em direção a um futuro onde a moda e a sustentabilidade andem de mãos dadas.
(Com informações do Jornal O Globo)