Você conhece os três pilares da sustentabilidade?

4.358 Visualizações
Sustentabilidade
Foto: website-unavailable

Como forma de tornar mais acessível e simplificado o acesso ao conhecimento sobre a importância da sustentabilidade, foi criado o conceito dos três pilares da sustentabilidade. Eles se baseiam naquelas que são consideradas as práticas ideais relacionadas às ideias de preservação do meio ambiente, utilização de materiais renováveis e diminuição do desperdício para a aplicação desta forma de pensar na atual configuração da sociedade.

Os três pilares da sustentabilidade se dividem nos seguintes âmbitos: o social, o ambiental e o econômico. Cada um retrata um contexto em que a sustentabilidade é aplicada, ao mesmo tempo em que um depende do outro para se sustentar.

O aspecto social refere-se diretamente ao elemento humano, como a criação de mecanismos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, leis de amparo às necessidades da população e desenvolvimento de políticas de melhorias em áreas como educação, segurança e lazer. Este pilar parte do princípio que a busca por uma sociedade sustentável deve passar pela ideia de se ter uma sociedade bem cuidada e saudável.

O pilar ambiental tem as suas raízes nas muitas maneiras de se buscar a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais, além da diminuição do desperdício de materiais. Esta etapa busca estudar as melhores formas de se desenvolver projetos com o menor impacto ambiental e encontrar alternativas saudáveis para práticas dentro do contexto de cada região.

O terceiro pilar é o econômico, que vai além do seu significado superficial que é relacionado a dinheiro. Diz respeito às causas e efeitos de decisões de negócios feitas no âmbito ambiental dentro do contexto econômico.

Sustentabilidade
Foto: ipeacemeal

Estes três pilares se unem para somar todo um contexto sustentável que proporciona a qualquer projeto a possibilidade de oferecer um impacto menor ao meio ambiente e às vidas das pessoas. Em cada um são levados em conta contextos específicos que devem ser considerados em cada caso.

Tendo em mente estas diretrizes, fica mais simplificada a ideia de sustentabilidade para qualquer empreendimento. É importante que cada pilar seja analisado dentro do contexto de cada projeto e, desta forma, trabalhado da melhor forma possível. Somente com os três pontos em equilíbrio, a real e total sustentabilidade será atingida.