Muito tem se falado em sustentabilidade e a importância de praticá-la, mas você sabe o significado desse conceito?
Pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade de Campinas) avaliou a percepção que os consumidores têm sobre sustentabilidade e concluiu que muitas pessoas confundem conceitos, de acordo com seu nível de informação e escolaridade, e não priorizam comportamentos que podem contribuir com o meio ambiente.
Ao todo, 590 consumidores das regiões de Campinas, Jundiaí e São Paulo tiveram os comportamentos e crenças sobre o tema analisados.
Segundo definição da ONU (Organização das Nações Unidas), a sustentabilidade se trata de um “desenvolvimento que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras para atender às suas próprias necessidades”. O conceito tem três pilares: ambiental, social e econômico, mas especialistas avaliam que o meio ambiente é o ponto mais forte para os indivíduos, por uma questão histórica.
Significado para os consumidores
Na pesquisa, foram entrevistadas pessoalmente 150 pessoas, com ensinos superior e médio, na primeira etapa do estudo. Foram utilizadas técnicas que permitiam “respostas livres” dos consumidores, de acordo com o entendimento de cada um. Quatro perguntas foram feitas a eles, que deveriam escrever o que viesse à cabeça.
Na visão dos entrevistados, a sustentabilidade se trata de alimentação saudável produzida de forma sustentável. Eles também se lembraram dos alimentos orgânicos, apesar de o consumo não ser um hábito comum dos brasileiros.
Na avaliação, as pessoas com ensino superior relacionaram a sustentabilidade mais com as questões do meio ambiente e econômica, principalmente os homens. Os entrevistados com ensino médio, ligaram à nutrição e o sustentar, especialmente as mulheres.
Hábitos alimentares
A segunda fase da pesquisa foi realizada online, com 440 consumidores e focou nos hábitos alimentares sustentáveis. A proposta do estudo era analisar o entendimento sobre os benefícios ambientais resultantes de um consumo sustentável e a capacidade que teriam de mudar o comportamento, reduzindo carne vermelha, por exemplo, ato que resultaria na diminuição da emissão de gás carbônico na atmosfera.
O estudo identificou que a atitude de comprar em quantidade que evite o desperdício foi predominante entre os entrevistados. Por outro lado, a realidade do país, analisada na pesquisa, é de um histórico de desperdício tanto no consumo quanto na produção de alimentos.
Com relação ao consumo de carne, ficou demonstrado que a redução é algo difícil, principalmente entre o público masculino.
A pesquisa concluiu que melhorar a relação das pessoas com a alimentação saudável e sustentável depende de incentivo para o consumidor e também para a produção, garantindo mais acessibilidade aos alimentos orgânicos, por exemplo.