Os consumidores estão cada vez mais de olho no comportamento de empresas e marcas em relação ao meio ambiente. Com o apelo da mídia, graças à devida valorização de do assunto, os consumidores têm buscado referências e modelos de marcas politicamente corretas, que não usam e abusam de recursos naturais ou invadem espaços e meios sem um estudo apropriado dos impactos que aquilo causará à natureza. É justamente neste contexto que entra a atuação de uma consultoria ambiental para empresas.
Consultoria ambiental: o que é?
A consultoria ambiental é uma área empresarial que estuda e analisa todos os prováveis estragos ou impactos ambientais que determinado projeto desenvolvido por uma empresa (ou toda a sua conjuntura, como instalações, recursos utilizados e para onde vão as sobras de materiais) traz.
A consultoria ambiental é o setor que zela pelo cumprimento das políticas ambientais e garante que a marca ou empresa não serão prejudiciais ao meio ambiente. Assim, a organização poderá trabalhar harmonicamente com a natureza à sua volta, garantindo a qualidade de seu trabalho e a preservação ambiental — o que engrandece a empresa perante seu público-alvo.
Os cuidados em relação a ações de reflorestamento, restauração de mananciais ou rios, reabilitação de árvores são tão importantes quanto os cuidados de preservação, para que incidentes ou acidentes ambientais sejam evitados. E todos esses temas estão englobados nas ações dos consultores ambientais.
Qual a importância da consultoria ambiental?
Muito além de apenas fiscalizar e garantir o devido cumprimento de normas e leis, a consultoria ambiental preserva a empresa ou marca de arcar com multas astronômicas graças aos descumprimentos de suas indicações e obrigações. Alguns valores das sanções chegam a milhões de reais, o que pode jogar a empresa para uma enorme crise financeira ou até mesmo decretar seu fechamento em definitivo.
Às vezes, a própria empresa abrir o seu departamento ambiental demanda tempo e um gasto que ela pode não dispor naquele momento, mas ela precisa do serviço. E é justamente nesse ponto que entram as empresas de consultoria terceirizadas, que já têm o seu corpo profissional formado e sabem por onde começar os trabalhos, que muitas vezes tem um extremo grau de urgência.
Investir em gestão ambiental por meio de consultorias não significa jogar dinheiro fora, mas evitar que ele seja gasto para o pagamento de multas e impedir que a marca perca credibilidade perante sócios, investidores e a sociedade como um todo.
Imagem: istock.com / Zinkevych